4 indicadores de desempenho que podem ser usados para avaliar a gestão da sua loja

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1. Quantidade de vendas

A quantidade de vendas é um dos indicadores fundamentais e o mais intuitivo de todos. É usado para quantificar basicamente o fluxo de vendas dentro de um determinado período de tempo e serve como base para analisar a efetividade de:

  • Campanhas de marketing
  • Estratégias promocionais
  • Descontos e brindes
  • Lucro de eventos sazonais
  • Liquidações

Para melhorar a eficiência desse indicador, é interessante contar com um sistema de gestão de estoque que consiga registrar de forma detalhada cada venda efetiva com seus respectivos dados. Essas métricas podem ser usadas para realocar investimentos em áreas que dão mais retorno e avaliar os produtos que estão saindo menos. Dessa forma, fica mais fácil otimizar os lucros e evitar desperdícios.

 

2. Ticket médio

Outro indicador importante é o ticket médio que avalia o faturamento das vendas em razão da quantidade de vendas efetivadas em determinado período. De modo geral, analisa o valor gasto pelos consumidores dentro de determinado intervalo de tempo.

Com essa métrica, é possível identificar quais clientes compram mais, quais compram menos e quais são consumidores sazonais. Essas informações são todas importantes para planejar campanhas de marketing específicas, promoções e programas de fidelidade que podem ajudar a aumentar lucratividade líquida do seu negócio.

3. Taxa de conversão

Esse indicador de desempenho analisa a quantidade de pessoas que entraram em contato com o seu produto e quantos efetivamente compraram. Tendo isso em mente, pode-se analisar a eficiência da abordagem da sua equipe para com os clientes e o aproveitamento das estratégias digitais que fazem a ponte entre a sua empresa e o consumidor.

Também é possível planejar treinamentos e capacitações específicas para a sua equipe para oferecer a melhor abordagem para com os clientes  e averiguar quais estratégias estão trazendo mais resultados para a loja.

 

4. Margem de lucro

A margem de lucro também é um parâmetro clássico que leva em conta a diferença entre a receita e os custos dentro de um determinado período. De um modo geral, é a melhor forma de analisar se o seu saldo está sendo positivo ou negativo e tomar medidas para continuar aumentando ou reverter o déficit financeiro.

Essa análise detalhada pode impactar diretamente na hora de decidir a precificação exata dos seus produtos, analisar quais produtos estão trazendo o maior retorno e descartar estratégias que não estão trazendo resultados expressivos para o seu empreendimento.

 

Conclusão

Tendo em vista a quantidade de dados que devem ser adquiridos, sistematizados e analisados é interessante investir em um bom sistema de gestão empresarial que possa facilitar o estudo desses indicadores.

O sistema de gestão para comércios da GESOFT Sistemas integra funções como: gerenciamento de fluxo de caixa, controle de estoque e controle fiscal. Além de automatizar tarefas repetitivas manuais, os dados registrados podem ser usados para analisar todos os indicadores de desempenho e aumentar a lucratividade da sua empresa.

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