1. Fazer um inventário de todos os produtos
O objetivo do inventário é possuir uma visão geral de todos os itens presentes no estabelecimento. É o primeiro passo para um bom controle de estoque e também uma forma de cadastrar os produtos de maneira organizada. Esse registro inicial, antigamente, era feito através de planilhas físicas e usava grandes quantidades de papéis além de demandar bastante trabalho manual. Hoje em dia plataformas de gestão de estoque, como o Sistema Gestor, permitem cadastrar centenas de produtos de forma rápida, intuitiva e eficiente. Dessa forma, evita-se a perda de tempo e diminuem-se os erros aumentando a produtividade do seu negócio como um todo.
2. Automatizar o sistema de gestão de estoque
Investir na automatização de alguns processos internos da empresa, principalmente quando se trata de tarefas manuais e repetitivas é ótima forma de otimizar tempo. Portanto, adquirir um bom sistema de gestão de estoque é imprescindível para aumentar a eficiência do seu negócio. Uma plataforma de controle de estoque da Gesoft Sistemas pode auxiliar em todos os processos da sua empresa, destacando-se:
- Cadastramento de produtos;
- Controle financeiro;
- Controle de fluxo de entradas e saídas;
- Precificação correta para aumentar o lucro;
- Banco de dados eficiente para consulta rápida de preços;
3.Treinar uma equipe para operar no sistema
Garantir que os seus colaboradores saibam operar no sistema vigente também é parte importante do processo. Nesse sentido, além de escolher um sistema de gestão intuitivo, ágil e eficiente de usar, deve-se investir em treinamentos para a equipe responsável pelo setor de gestão da empresa. Dessa forma, garante-se que todos os funcionários da sua empresa tenham facilidade para manusear desde atividades simples até as mais complexas sem perder tempo e mantendo a produtividade.
4. Construir promoções em cima de produtos parados
Um bom controle de estoque deve levar em conta tanto o fluxo de entrada quando de saídas dos produtos vigentes. Essa métrica serve como base para planejar estratégias promocionais para liquidar o fim do estoque de produtos parados. Portanto, é muito importante pensar em formas de reaproveitar todo o estoque criando campanhas como: brindes, promoções relâmpago, descontos especiais e liquidações de final de mês.
5. Fique atento aos prazos de validade dos produtos
É muito importante ficar atento as datas de vencimento de produtos e lotes para garantir que a sua empresa não comercialize produtos fora dos padrões de qualidade de consumo. Esse cuidado deve ser redobrado para indústrias e distribuidoras que trabalham com produtos perecíveis para evitar reclamações dos seus clientes que possam afetar negativamente a imagem da empresa. Da mesma forma que podem ser traçadas estratégias para rodar o fim de estoque com produtos parados, podem ser planejadas promoções de vendas para produtos que estão mais próximos do vencimento e que devem ser consumidos imediatamente.
Conclusão
Como você pode observar, dentro do campo de gestão de estoque existem inúmeras variáveis que devem ser levadas em conta para o bom funcionamento da empresa. E essas variáveis podem ser administradas por meio de um bom suporte de informações, registros e dados organizados de forma integrada. Por isso, a importância de investir em um bom sistema de gestão de estoque.
Caso você tenha interesse em aumentar a produtividade da sua empresa com um bom sistema de gestão de estoque entre em contato com a nossa equipe e obtenha mais informações clicando aqui.