Posicionamento para loja de roupas: exclusividade ou variedade, qual melhor?

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Toda empresa deve ter em mente a imagem que deseja passar para o consumidor. Definir o seu posicionamento para loja de roupas, a cultura organizacional, a missão, os valores e a visão da empresa é o alicerce onde serão construídos todos os processos internos, administrativos e estratégicos que serão a essência do seu negócio.

Dentro desse universo, existem duas estratégias que são consolidadas no mercado: o investimento em exclusividade e o investimento em variedade. Nos próximos tópicos serão abordados os benefícios inerentes e as desvantagens de cada um dentro do contexto mercadológico.

 

Vantagens e desvantagens da exclusividade

Uma estratégia voltada para exclusividade como posicionamento para loja de roupas, tem como propósito agregar o máximo de valor aos seus produtos ou serviços e gerar uma sensação de privilégio no consumidor.

De acordo com Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing de mercado, no mundo atual, a maioria das pessoas buscam um senso de pertencimento a pequenos subgrupos dentro da sociedade.

Essas comunidades, por efeito da consciência coletiva convencionam formas de agir, se vestir e de consumir. Esses padrões podem ser sociais, financeiros e culturais.

Tendo isso em vista, focar na exclusividade de produtos e serviços é escolher focar na parcela do consumidor que busca uma sensação de privilégio, o poder de conseguir algo acessível a poucos e com alto valor agregado mesmo que ele tenha que pagar mais caro por isso.

A forma de investir nessa estratégia é correspondendo à expectativa do consumidor criando uma estratégia de marketing voltada para escassez por meio de campanhas voltadas para um público-alvo bem específico, investir em um bom marketing de conteúdo nas redes sociais e garantir um bom canal de comunicação com o cliente.

 

Vantagens e desvantagens da variedade

Uma grande vantagem da estratégia de posicionamento para loja de roupas com foco na variedade é a possibilidade oferecer produtos por um preço mais acessível e custo-benefício para o cliente.

E nesse caso, a vantagem está associada a possibilidade do consumidor de comprar vários produtos em um só lugar. Portanto, aumenta-se o fluxo em detrimento do valor alto, ganhando-se por quantidade e por volume de vendas.

Dentro desse posicionamento, também é possível focar em escolher preços competitivos para se destacar da concorrência, uma vez que os produtos possuem um valor mais baixo agregado, logo, o público-alvo vem buscar os produtos e serviços por necessidade.

A principal desvantagem dessa estratégia está associada ao fato de que mais vendas devem ser realizadas para bater as métricas e objetivos. Portanto, para conseguir alcançar volume alto de vendas e obter um lucro sobre o investimento é necessário planejar muito bem fatores como: a disposição de estoque, o treinamento da equipe, o sistema de gestão e a infraestrutura interna da empresa.

Conclusão

Dessa forma, conclui-se que a resposta para a melhor estratégia é: depende. Qual é o perfil de consumidor que você espera alcançar? A precificação dos seus produtos está conseguindo garantir um lucro tendo em vista os custos? E em qual fase do negócio você está?

As respostas para esses questionamentos e a imagem ideal de empresa que você visualiza ajudam a definir qual é o melhor tipo de posicionamento que você pode adotar.

Independente do posicionamento, um investimento válido em ambos os casos é um sistema de gestão adequado para gerenciar o estoque dos seus produtos como o Sistema Gestor, da GESOFT SISTEMAS, que é especializado na gestão financeira, fiscal e administrativa.

Dentre as principais funcionalidades dos sistemas podem-se destacar: controle de estoque, registro de fluxo de entrada e saída, automatização de processos e precificação.

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